Bot Plataforma Liderança Sustentável
Você está em Home Artigos técnicos, Cases Bot Plataforma Liderança Sustentável

Bot Plataforma Liderança Sustentável

Situação

Os smartphones são realidade para a maioria das pessoas no Brasil e no mundo, e dentro dessas plataformas, os usuários podem instalar diversos aplicativos. Mas o fato de poderem instalar, não significa que os usuários passam muito tempo neles, já que, alguns aplicativos como Facebook, Instagram e Whatsapp, detêm quase 80% do tempo médio gasto nos smartphones. As mais diversas aplicações do mercado, perceberam então, a necessidade de se inserirem dentro desses apps com maior audiência, e oferecer as mesmas funções que os seus próprios apps teriam, dentro do Facebook e afins.

Nesse contexto, os bots são a grande tendência para ocupar essa lacuna, onde scripts automatizados, se comportando como  fossem uma pessoa real, oferece para os usuários os mesmos recursos de outros apps, dentro de apps famosos, e assim, o público não precisa fechar o Facebook para usar um serviço ou consumir um produto.

Um exemplo prático disso, é o bot do Poupa Tempo de São Paulo, que através do bot “Poupinha”, permite que agendamentos sejam feitos diretamente pelo Facebook, de forma rápida, pratica e principalmente intuitiva, já que mesmo os usuários mais básicos, estão familiarizados a mandar mensagens:

Os usuários se sentem tão familiarizados com o ambiente, que acabam querendo testar o robô, para ver as suas capacidades, e que para a surpresa de muitos, “ele” se sai bem de qualquer saia justa, graças a recursos de inteligência artificial:

Proposta

Analisando esse contexto, e imaginando uma nova forma para consumo de conteúdo, desenvolvi o protótipo “Bot Plataforma Liderança Sustentável”, que permite que os usuário consumam conteúdo da Plataforma Liderança Sustentável, sem precisar sair do Facebook. E caso eles sejam de operadoras como Tim ou Claro, podem usufruir do serviço sem precisar gastar dados da franquia. Para os administradores, ainda tem a vantagem de criar esse canal de comunicação com o público alvo, já que a mensagem fica gravada na FanPage oficial:

A ideia é que os usuários que desejem interagir com o bot, tenham apenas que digitar “Olá Nuninho” (uma persona criada para o bot), para que a interação seja iniciada:

Junte-se a mais de 150 clientes que já estão transformando o mundo digital & mobile!

Quero um orçamento

 

Diogenes Junior - Mercurio

O símbolo de Mercúrio: representa o mensageiro alado dos Deuses. Na mitologia romana, Mercúrio é o deus do comércio e das viagens.