Spotify Discover: Weekly Product Design Exercise
Você está em Home Aplicativos, Blog, Mobile, Portfolio Spotify Discover: Weekly Product Design Exercise

Continuando meus estudos sobre design de produto, encarei mais um desafio do “Weekly Product Design Exercise”, propostos por Artiom Dashinsky. Dessa vez o desafio era uma solução para melhorias na funcionalidade de buscas do Spotify:

Pick an under-served audience by Spotify. Suggest how they could improve their offering to this group.

[PT-BR] Escolha um público mal servido pelo Spotify. Sugira como eles poderiam melhorar a oferta de novos artistas para esse grupo.

Na minha opinião, um dos grandes problemas do Spotify é a forma como o algorítimo deles trabalha para sugerir novas músicas. Basicamente vejo três problemas:

1) Ele sugere artistas semelhantes aos que você ouve, e artistas que usuários com gostos semelhantes ao seu estão ouvindo. O grande problema ai é que geralmente serão sempre os mesmos artistas, e em um limbo de mais de 36 milhões de músicas, acabamos recebendo sugestões dos mesmos 10% que estão nas paradas de sucesso.

2) Se por acaso você precisou ouvir uma música totalmente fora do seu gosto musical, como por exemplo “tocar o Show da Xuxa dos anos 90”, você será bombardeado de sugestões de músicas infantis dos anos 90 como se fosse o seu gênero favorito. Uma vez quis ouvir a música a “A dona da cidade” da Daniela Mercury, e fiquei semanas recebendo sugestões de Axé music.

3) Pessoas que gostam de músicas de alta qualidade independente do gênero, ou origem, tem muita dificuldade em localizar essa músicas com esse padrão nas milhares de música da plataforma. Por exemplo, gosto dos arranjos que o Vinicius de Moraes faz nas músicas dele, mas o que me interessa é o arranjo e não todas as músicas de MPB que tem na plataforma.

Pensando nisso, projetei uma funcionalidade chamada “pesquisa inteligente” onde forçaríamos o algorítimo do Spotify a nos mostrar músicas com características especificas que estamos querendo ouvir:

Essa é a tela padrão de busca do Spotify, focada em gêneros musicais e sempre sugerindo músicas que já são famosas ou que meus amigos estão ouvindo:

A nova funcionalidade de “Busca inteligente”, permitiria um filtro mais apurado sobre o tipo de música que quero ouvir, seja por instrumento, pela forma em que os músicos performaram, ou outros detalhes, como estilo da letra, vocal etc. E a ideia é que as próximas sugestões, sejam baseadas nesses quesitos, o que seria algo muito melhor para eu descobrir além de novos artistas, talvez, performances incríveis que estão escondidas na plataforma:

Na imagem abaixo uma ilustração de como seria se o usuário clicasse no filtro por instrumento, onde após escolher “guitarra”, o Spotify me oferece que tipo de músicas com guitarra eu quero ouvir:

Eu não sei quanto a vocês, mas eu queria MUITO, ter uma funcionalidade dessa no Spotify, e acredito que ela seria muito útil para amantes de música boa, e para músicos no geral.

O que vocês acharam?

Junte-se a mais de 150 clientes que já estão transformando o mundo digital & mobile!

Quero um orçamento

 

Diogenes Junior - Mercurio

O símbolo de Mercúrio: representa o mensageiro alado dos Deuses. Na mitologia romana, Mercúrio é o deus do comércio e das viagens.