Um artigo para você desistir de vez do menu Hamburger
Você está em Home Artigos técnicos Um artigo para você desistir de vez do menu Hamburger

Um artigo para você desistir de vez do menu Hamburger

Um estudo compartilhado pelo Nielsen Group recentemente mostra que utilizar o tal do menu “hamburger” no design do seu produto pode ter um impacto maior do que se imaginava nas métricas. O estudo foi feito em parceria com uma empresa especializada em testes de usabilidade, e incluiu 179 participantes que completaram tarefas em 6 sites diferentes, tanto em mobile quanto desktop.

Para quem não está familiarizado com o termo, “menu hamburger” é aquele que usa o ícone com as 3 listras (daí a semelhança com um hamburger) como a principal forma de acesso aos itens de navegação da interface. Ao clicar no ícone, o restante do menu é revelado.

Esse tipo de navegação tem causado bastante polêmica e discussão entre UX Designers — já que é uma solução que, apesar de prática do ponto de vista de design, não deixa 100% claro para o usuário o que vai acontecer quando ele clicar ali.

Abaixo algumas das conclusões do estudo:

  • Menu escondido prejudica a descoberta da navegação pelo usuário, mais do que quando o menu está expandido ou parcialmente visível. Isso faz com que menos usuários interajam com a navegação do site — o que pode significar menus páginas vistas por usuário.
  • Quando interagem com o menu hamburger, os usuários o fazem mais tarde na tarefa do que o fariam caso o menu estivesse visível.
  • Menu hamburger faz os usuários terem a percepção de que a experiência foi mais difícil — tanto em desktop quanto mobile.
  • Em desktop, o menu hamburger prejudica a percepção da experiência e a descoberta da navegação mais do que em dispositivos móveis.

Os testes foram feitos com 3 tipos de menu:

  1. Navegação escondida (hidden): a navegação principal estava toda escondida sob um ícone de hamburger, e precisava da ação do usuário para ser exibida.
  2. Navegação visível (visible): a navegação principal estava visível o tempo todo.
  3. Navegação parcialmente visível (combo): alguns links estava visíveis, outros estavam escondidos sob o ícone de hamburger.

Como era de se esperar, o nível de engajamento com a navegação é bem maior quando os menus estão visíveis:

  • Tanto em mobile quanto desktop, as pessoas usavam a navegação mais vezes quando ela estava exposta (do que quando estava escondida ou parcialmente escondida).
  • Em desktop, as pessoas só usaram os menus escondidos em 27% dos casos, enquanto usaram o menu visível 48% das vezes, e o menu parcial 50% das vezes.
  • Em mobile, as pessoas usaram a navegação escondida em 57% dos casos (o que mostra que elas estão mais familiarizadas com esse tipo de navegação em mobile), e usaram a navegação parcialmente escondida em 86% dos casos.

Espero que os números ajudem a justificar (ou não justificar) o uso de menu hamburger na sua próxima interface. Mais detalhes sobre o estudo aqui.

Texto originalmente público por Fabricio Teixeira

Junte-se a mais de 150 clientes que já estão transformando o mundo digital & mobile!

Quero um orçamento

 

Diogenes Junior - Mercurio

O símbolo de Mercúrio: representa o mensageiro alado dos Deuses. Na mitologia romana, Mercúrio é o deus do comércio e das viagens.